notícias
EFAC participa da Jornada de Cidadania e Empregabilidade
Presos receberam serviços de corte de cabelo dos alunos da EFAC Marília

Reeducando ganha novo visual

Caio Daniel – CRN/SAP


Reeducandos do Centro de Ressocialização e da Penitenciária de Marília receberam na semana passada uma caravana de benefícios. Trata-se da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que visa levar um mutirão de atendimentos para os presos do sistema prisional paulista preparando-os para o retorno ao convívio social.


Para isso, conta com parceiros da sociedade civil, como escolas técnicas, faculdades e instituições que possam colaborar nas atividades. Exemplo é a EFAC – Escola de Formação Profissional da Beleza de Marília, que levou alunos do curso de cabeleireiro para darem um trato no visual dos reeducandos.


A ação serve de via de mão dupla: presos recebem um novo corte de cabelo e renovam a autoestima enquanto os alunos colocam em prática o aprendido em sala de aula.


O voluntariado acontece pela segunda vez em unidades prisionais de Marília. No ano passado, outra turma também foi voluntária cortando o cabelo de reeducandos do Centro de Ressocialização.


Para um dos sentenciados que recebeu novo corte, a ação ajudou a dar um toque no visual. “É muito bom receber um novo corte de cabelo de profissionais, fico muito feliz e com autoestima renovada”, afirmou o reeducando.


Sobre a Jornada de Cidadania


O projeto realizou no ano passado, só na região noroeste do Estado de São Paulo, 76 mil atendimentos e participações de reeducandos em palestras de cidadania e empregabilidade. Foram cerca de 5.731 atendimentos no plantão com advogados; 26 mil participações de presos em palestras; 26 mil atendimentos na área de saúde; e cerca de 17 mil emissões de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, titulo de eleitor, certidão de nascimento). Neste ano, a SAP levará novamente a Jornada para todas as unidades prisionais vinculadas a pasta.