IMPRENSA-DETALHES

Alunas Angolanas Fazem Curso Intensivo na EFAC

Por Conceição Giglioli Carpanezi

 

A EFAC –Formação Profissional da Beleza- ampliou sua rede de franquias na região, hoje são 6 escolas: Lençóis Paulista, Avaré, Bauru, Botucatu, Marília e Jaú, e fez com que o trabalho realizado pela empresária Marta Rocha fosse conhecido do outro lado do oceano. Quatro angolanas, todas da mesma família, conheceram o trabalho da escola lençoense por meio da internet e depois de uma negociação de dois meses voaram para o Brasil e estão fazendo um curso intensivo de cabelo, manicure e maquiagem, que somam 320 horas/aulas.

“Eu trabalhava com informática e decidi mudar de área. Fui até a China e comprei um salão completo de beleza, mas descobri que precisava me preparar para a nova profissão e comecei a buscar escolas que pudessem me ensinar. Foi assim que conheci o trabalho da EFAC, entrei em contato e estamos aqui”, conta Leila Quintas.

Para Marta Rocha ter a escola escolhida pelas angolanas é a prova de que o trabalho realizado está no caminho certo. “Ela pesquisou nossos cursos, buscou informações de escolas no Brasil e em outros países e optou pela EFAC. Isso me deixa feliz por dois motivos. Primeiro porque Angola é um país irmão, que fala o Português, está em um processo de desenvolvimento acelerado e isso abre possibilidades de novos negócios. Segundo, muito  gratificante, porque vamos capacitar quatro angolanas para trabalharem com a beleza em um negócio que elas estão iniciando e que tem tudo para dar certo”, comenta.

Leila Quintas está acompanhada das irmãs Adilsan e Faustialice e da sobrinha Barbara Luis. O curso intensivo tem duração de 40 dias e começou na terça-feira 6 de janeiro. São 12 horas/ aulas por dia, teórica e prática, aos cuidados da professora Terezinha Santos. “É um desafio porque elas estão partindo do zero, mas é maravilhoso porque são empenhadas, tem vontade de aprender. De manhã, fazemos a aula teórica e à tarde e à noite, as aulas práticas”.

Adilsan destaca que a forma de cuidar dos cabelos como estão aprendendo é bem diferente da praticada no seu país. “Lá os salões aplicam todas as químicas de uma só vez, alisamento e tintura, por exemplo. Nós estamos aprendendo que primeiro precisamos cuidar dos cabelos para depois aplicar a química. O conhecimento em técnicas de alisamento e relaxamento é muito bom”, enfatiza.

Leila e Adilsan vão montar o salão de beleza na Província de Huambo, uma cidade com dois milhões de habitantes, e vão aplicar não só o conhecimento técnico, mas também a forma de atendimento. “Estamos gostando muito do curso e vamos levar daqui também o jeitinho de atender as clientes, com cafezinho, revistas, um bom papo e também o atendimento com hora marcada, o que no nosso país não existe”, finaliza Leila.

Faustialice e Barbara são estudantes e moram na capital Luanda. Pretendem trabalhar atendendo amigos e familiares.