IMPRENSA-DETALHES

EFAC Lança Campanha ‘Mecha Solidária’

A Rede de franquias EFAC- Formação Profissional da Beleza- lança a campanha ‘Mecha Solidária’ para arrecadar cabelos que serão transformados em perucas para os pacientes com câncer que fazem tratamento no Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. A coleta será no dia 5 de outubro. “As sete unidades da Rede EFAC estão nesta campanha. Vamos entrar de cabeça, literalmente. Temos estrutura, profissionais, alunos e o DNA de atender aos chamados das causas sociais. Já fizemos coleta de cabelos em 2014, mas esta campanha será especial”, anuncia Marta Rocha, diretora da Rede de Franquias EFAC.

Com setes escolas-Lençóis, Avaré, Bauru, Botucatu, Jaú, Marília e Sorocaba, mais de dois mil alunos e mais de 100 profissionais a franquia EFAC vai fazer o corte de cabelo e também servir de ponto de coleta para os salões de cabeleireiro que queiram doar. “No dia 5 de outubro, todas as unidades estarão prontas para atender o público. Nós vamos doar o nosso tempo e os doadores de cabelo vão sair com um corte novo, com o cabelo finalizado e sem ter que gastar nada. Eu peço que quem tem cabelo comprido participe, o cabelo cresce rapidinho e poder ajudar quem precisa é sempre muito gratificante”, explica Marta Rocha.

Em Lençóis Paulista, a unidade da EFAC vai fazer os cortes de cabelo das 13h às 21h. Não é preciso agendar. Em 2014, a escola fez a coleta e em pouco mais de três horas conseguiu arrecadar 110 mechas. 

O Hospital Amaral Carvalho é referência no tratamento de pessoas com câncer e em transplante de medula óssea com 2,6 mil procedimentos realizados. Com 273 leitos e 40 especialidades médicas, o hospital chega a atender por ano a 73 mil pacientes, para os quais realiza mais de 1 milhão de procedimentos oncológicos, incluindo radioterapia e quimioterapia. Todo o tratamento é feito de graça.

A quimioterapia deixa os pacientes carecas e muitos usam perucas. Este trabalho de apoio é feito pela Entidade de Assistência Social Anna Marcelina de Carvalho que cadastra e empresta as perucas. “Quando devolvem são enviadas a Seu Benedito para fazer a devida manutenção antes de emprestar a outra paciente. Este ano foram emprestadas cerca de 90”, diz Eduardo Tadeu Guedes Piragino, diretor de Ação Social do HAC.

Seu Benedito de Oliveira, de Boituva, é o tecelão de cabelos que há mais de dois anos fabrica as perucas para o Amaral Carvalho com cabelos naturais. Ele utiliza 250 gramas de cabelos – cada pessoa doa de 15 gramas a 20 gramas - e leva em média três horas para confeccionar uma peruca. No mercado, o acessório custa entre R$ 700,00 e R$ 1.500,00. Por mês, ele faz em média 12 perucas, mas ultimamente não tem conseguido devido à falta da matéria-prima.

SAIBA MAIS

• As mechas devem ter, no mínimo, 15 centímetros de comprimento e o cabelo precisa estar em bom estado. Pode ser natural ou com química (tintura ou alisamento).

• O dia D da campanha ‘Mecha Solidária’ será no dia 5 de outubro, das 13h às 21h.

 

Unidades EFAC

EFAC Avaré - Rua Santa Catarina, 866 - Piso 2 - Centro - (14) 3733.9338

EFAC Botucatu – Rua Siqueira Campos, 103 - Piso 2 - Centro - (14) 3814-1286

EFAC Jaú - Rua Quintino Bocaiuva, 407 – Centro – (14) 3416.9559

EFAC Lençóis Paulista – Rua Sete de Setembro, 963 – Centro – (14) 3264.6249

EFAC Sorocaba - RUA SANTA CLARA, 96 - CENTRO - (15) 3233.4106