IMPRENSA-DETALHES

EFAC Arrecada Mais de 400 Mechas Para Amaral Carvalho

A campanha ‘Mecha Solidária’ realizada pela Rede de Franquias EFAC- Formação Profissional da Beleza- foi um sucesso. Sobrou solidariedade e mechas de cabelos de todas as cores. O Dia D foi na quarta-feira, 5 de outubro, e arrecadou mais de 400 mechas no total. Os cabelos coletados serão encaminhados ao Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, e transformados em perucas para os pacientes com câncer.
“A campanha foi maravilhosa. As mulheres doaram com amor e por solidariedade para quem passa por um momento delicado na vida. Eu estou muito feliz com o resultado”, diz Marta Rocha, diretora da Rede de Franquias EFAC.
A escola de Lençóis Paulista ficou movimentada o dia todo. Mães e filhas fizeram questão de participar. Cristiane Perazoli de Oliveira e a filha Paola, de 9 anos, disseram que ficaram sabendo da campanha e tiveram um sentimento de que deveriam doar o cabelo. Fizeram a boa ação e saíram com corte novo e cabelo escovado. 
Aos 11 anos, Ana Gabriela Dutra nunca tinha cortado seu cabelo já que é de uma família evangélica, mas ficou comovida ao saber da campanha e quis participar. “Tem gente que precisa mais do que eu, estou me sentindo feliz”, falou ao O ECO. Dona Gislene acompanhou a filha, disse que este foi um desejo dela e por isso fez questão de acompanhar. “Deixa cabelo para fazer um rabinho, hein”, pediu ao cabeleireiro e professor Gesner Maciel. “Elas resolveram ser solidárias e além da doação da mecha os alunos estão renovando os cortes e fazendo escova, tá muito legal”, emendou o professor.
Rosa Damasceno não cortava os cabelos há um ano, mas se decidiu a colaborar. “Eu quis doar para ajudar as crianças e os adultos, vou cortar 20 centímetros na minha primeira vez. Estou muito feliz”, falou aos risos. Carla Daiane Camargo dos Santos também participou da campanha pela primeira vez e deve repetir a dose no próximo ano. “Meu cabelo estava comprido e tem gente precisando, não tenho apego, logo cresce”, destaca.
A campanha envolveu alunos e professores do curso de Cabeleireiro e colaboradores das setes escolas da Rede EFAC- Lençóis, Avaré, Bauru, Botucatu, Jaú, Marília e Sorocaba. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado da campanha, muitas pessoas se mobilizaram para ajudar ao próximo. Mais de 400 pessoas foram até as escolas em oito horas para doar cabelo. Recebemos doações de salões de beleza e o apoio de vários veículos de comunicação de toda a região. Nossa expectativa é aumentar ainda mais o número de doações até dia 28 de outubro, dia em que faremos a entrega das mechas ao Hospital Amaral Carvalho”, diz Maíra Belasco, gerente de marketing da Rede de Franquias EFAC.
As perucas são confeccionadas por Benedito de Oliveira, de Boituva. Ele é o tecelão de cabelos que há mais de dois anos fabrica as perucas para o Amaral Carvalho com cabelos naturais. Ele utiliza 250 gramas de cabelos – cada pessoa doa de 15 gramas a 20 gramas - e leva em média três horas para confeccionar uma peruca. No mercado, o acessório custa entre R$ 700,00 e R$ 1.500,00. Por mês, ele faz em média 12 perucas, quando tem cabelo disponível.
O Hospital Amaral Carvalho é referência no tratamento de pessoas com câncer e em transplante de medula óssea com 2,6 mil procedimentos realizados. Com 273 leitos e 40 especialidades médicas, o hospital chega a atender por ano a 73 mil pacientes, para os quais realiza mais de 1 milhão de procedimentos oncológicos, incluindo radioterapia e quimioterapia. Todo o tratamento é feito de graça.