IMPRENSA-DETALHES

EFAC Participa da Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Caio Daniel – CRN/SAP

Reeducandos do Centro de Ressocialização e da Penitenciária de Marília receberam na semana passada uma caravana de benefícios. Trata-se da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que visa levar um mutirão de atendimentos para os presos do sistema prisional paulista preparando-os para o retorno ao convívio social.

Para isso, conta com parceiros da sociedade civil, como escolas técnicas, faculdades e instituições que possam colaborar nas atividades. Exemplo é a EFAC – Escola de Formação Profissional da Beleza de Marília, que levou alunos do curso de cabeleireiro para darem um trato no visual dos reeducandos.

A ação serve de via de mão dupla: presos recebem um novo corte de cabelo e renovam a autoestima enquanto os alunos colocam em prática o aprendido em sala de aula.

O voluntariado acontece pela segunda vez em unidades prisionais de Marília. No ano passado, outra turma também foi voluntária cortando o cabelo de reeducandos do Centro de Ressocialização.

Para um dos sentenciados que recebeu novo corte, a ação ajudou a dar um toque no visual. “É muito bom receber um novo corte de cabelo de profissionais, fico muito feliz e com autoestima renovada”, afirmou o reeducando.

Sobre a Jornada de Cidadania

O projeto realizou no ano passado, só na região noroeste do Estado de São Paulo, 76 mil atendimentos e participações de reeducandos em palestras de cidadania e empregabilidade. Foram cerca de 5.731 atendimentos no plantão com advogados; 26 mil participações de presos em palestras; 26 mil atendimentos na área de saúde; e cerca de 17 mil emissões de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, titulo de eleitor, certidão de nascimento). Neste ano, a SAP levará novamente a Jornada para todas as unidades prisionais vinculadas a pasta.